Las Lunas por Elisa Riemer

Astro terrestre, a Lua já foi muitas vezes imortalizada pela literatura, pelos amantes, pelo aficionados no espaço e até pela agricultura. Foi também em uma de suas fases que os terráqueos tiveram certeza de nossa pequena relevância cósmica, quando em julho de 1969, a missão Apollo 11 chegou à Lua e aqueles homens encararam pela primeira vez a imensidão negra e misteriosa do espaço sideral.
.
O vazio, mas antes desse vazio estava o astro que circula a Terra e que com suas fases influenciam a força das marés e das águas. Para ficar de olho, é sempre na Lua Nova que as marés são mais altas. Para citar, essa é uma das muitas particularidades da relação entre o astro e o planeta azul.
.
.
Investigando muitos astros do Sistema Solar, o livro “Las Lunas” traz 27 autoras que escrevem sobre 27 luas importantes (e simbólicas) desse sistema e ilustrações da artista gráfica e artivista Elisa Riemer. Em processo de captação de recursos no Catarse, o livro mistura poesia, mitologia, arte, astrologia e astronomia para dar vida às facetas ocultas das luas do sistema solar.
.
Entre as autoras dos textos, estão a cantora Letrux, a astróloga Madama Brona e a taróloga Mel Bevacqua, além da ilustradora e coordenadora do projeto, Elisa Riemer. Conhecida por suas obras, Riemer cria símbolos, colagens e fotomontagens a partir da complexidade das relações entre mulheres, do amor e das muitas sensações que ele desperta.
.
.
Quanto ao livro, Riemer explica, na descrição do projeto, “como todos os astros, essas luas carregam mitos e histórias, que podem ser cruzadas com as nossas próprias. Retomar esses estudos astrais é uma forma de nos reconectarmos com as lendas lunares da mulher selvagem dentro de nós.”
.
Confira a seguir nossa conversa, por e-mail, com a artista Elisa Riemer sobre sua viagem sideral pelo sagrado feminino e a coletânea “Las Lunas – A Face Oculta das Luas”.
.
Por que contar histórias sobre as Luas do nosso sistema solar? E o que a Lua (a que acompanha à Terra) significa para você? Contar as histórias lunares é contar a história da Cadeia Planetária.  É tentar falar um pouco sobre essas esferas que influenciam seus planetas. A nossa Lua, por exemplo, você consegue imaginar o planeta Terra sem ela? A Lua e a Terra tem uma relação de vampirismo, rs. Ambas precisam uma da outra pra sobreviver. O que seria das estações, das marés e várias outras influências que ela tem sob o globo? Eu acredito em muita coisa que a maioria das pessoas não, … Então queria introduzir, nesse livro, alguns nós na cabeça.
.
.
Como foi feito o levantamento de todas essas Luas? Por que, especificamente, focar no número 27?  Só escolhi as “mais conhecidas”, mas ao todos temos mais de 214 corpos celestes (Luas). O Interesse também foi levantar a mitologia de cada nome e mostrar a associação mitológica de cada planeta. Como exemplo, o planeta Júpiter é Zeus (em uma das mitologias, pois existem várias versões) e tem em torno de si vários corpos celestes, sendo os mais conhecidos Europa, Ganimedes, Io e Calisto, que na mitologia são como “amantes” de Zeus (eu digo “amantes” mas muitos dos contos falam sobre violação). Já o número 27, tem a ver com numerologia.
.
Poderia contar algo sobre uma das Luas que mais te comoveu ou te despertou? A Primeira Lua que ilustrei foi Europa, eu já conhecia a mitologia, mas não ilustrei ela no formato de mito, e sim baseada na textura dela. Astronomicamente falando, Europa é a Lua mais pesquisada hoje em dia pela NASA, que até terá uma Missão Europa Clipper, em 2023, pra dar mais um passo perto de desvendar os mistérios desse mundo oceânico. Europa é incrível. É um oceano de Gelo, é maravilhosa. Mas em termos de espanto e encantamento, foi Io, a Lua vulcânica com jatos de lava de 300 km de altura.
.
elisa-riemer-tarot-lua (3)

Elisa Riemer ressignifica o sagrado feminino (Foto: Reprodução/ Instagram @elaysariemis)

.
Há um movimento crescente, em todo o mundo, de uma nova aproximação com a natureza e o renascimento do feminino. Como você enxerga esse presente? E o futuro? Eu acredito no despertar geracional. A humanidade em si está vendo que do jeito que está não vai durar, doenças psicológicas e físicas estão afetando o mundo todo por conta da forma que vivemos. Eu acredito no presente, ele quem vai determinar a linha do futuro, pequenas ações vão refletir no nosso estado mental e físico, temos que parar e olhar pra nós mesmos e retomar a conexão com o todo, com quem gira a engrenagem.
.
Dentro desse universo das conexões com a natureza, você tem algumas referências históricas, bibliografias? Helena Blavatsky é a que eu mais sinto vibrar quando leio, mas gosto muito de Plotino, Dionísio Pseudo-areopagita, Jacob Boehme, Patrick Paul, a partir dessa linha já da pra entender os outros, haha.
.
Desde 2016, você trabalha com desenhos das Luas, como diz no vídeo do projeto. Mas quando e como aconteceu seu despertar para o tema?  Desde 2016, inconscientemente. Mas no início de 2017, quando comecei a ler os livros de Helena Blavatsky, foi quando comecei a fazer as coisas mais consciente. Tem gente que fala muito mal dela, a história dela é incrível, eu tenho muito orgulho de tê-la como inspiração.
.
Caso o projeto não alcance o valor estipulado, ela será publicado de uma outra forma? O Assunto do projeto é um assunto muito complexo. A maioria das pessoas não entendeu ainda do que se trata. Eu entendo que é complicado. Vou continuar tentando publicar mesmo que não alcance a meta. Eu acho que é um livro muito completo e seria importante ser publicado. Não porque eu estou falando desse tema, mas sim por se tratar de informações científicas, astronômicas, astrológicas, mitológicas entre outros assuntos que estamos abordando no livro.

Um comentário sobre “Las Lunas por Elisa Riemer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s